segunda-feira, 8 de junho de 2009
Atividade 1.6 Cleimar
Só que é necessário que o professor também se fascine para que possa junto com seu aluno fazer de forma diferente e interessante essa transmissão de conhecimento.
Ele deve conhecer as inúmeras possibildades que estes recursos tecnológicos podem oferecer para tornar sua aula mais dinãmica e interessante..
Atividade1.5 Cleimar
Atividade 1.4 CLEIMAR
02 aparelhos de som portatéis;
microfone e caixa amplificadora;
01 câmera fotográfica;
01 Filmadora;
02 televisores de 29';
01 aparelho de DVD,
01 Data-show
01 antena parabólica da TV Escola que não está instalada;
03 computadores com internet e impressora ,atende aos serviços administrativos da secretaria, direção, agente de pessoal e professores;
01 laboratório de informática , com 10 computadores em rede e internet e 01 impressora;
Atividade 1.3 CLEIMAR
A escola apesar de todas as dificuldades vem tentando acompanhar este movimento intenso mas ainda encontra resistência por parte dos envolvidos no processo ensino aprendizagem. Muitos não se mostram abertos a novidades, preferem manter-se arcaicos a admitir ter de mudar.para muitos esta nova forma de ensinar dá medo e insegurança. Mas o professor não deve ter medo ele deve atuar junto com os alunos, sendo um mediador e aprendiz também.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Atividade 1.7 e 1.8, Janete da Mota Lopes
Projeto Didático
Histórias com Gravuras
AMADA – Assoc. Macaense do Deficiente Audito
Professor e C. Pedagógico: Janete da Mota Lopes
Público alvo: alunos do 3º e 4º E.F.
Justificativa:
Sendo na dramatização um instrumento para vivências concretas, aliada às novas tecnologias da informação e da comunicação, procurando desenvolver em nossos alunos maior competência e autonomia no seu processo de aprendizagem.
Objetivos:
Valorizar o relacionamento interpessoal;
· Promover uma aprendizagem significativa;
· Promover a internalização de conceitos, através de vivências concretas dos conteúdos a serem trabalhados;
· Familiarização e uso do computador;
· Apropriação do nosso sistema de escrita alfabético;
Metodologia: com base da participação ativa de todos os envolvidos através das atividades propostas:
1. Apresentação e observação da gravura:
· Pintura, recorte e colagem
2. Conhecendo os personagens da história:
· Apresentação de vídeos
· Contando histórias
· Leitura e escrita dos nomes ( utilização da Libras e L.Portuguesa)
3. Produção de textos:
· Historia contada: de forma escrita, oralizada e através da Libras por cada aluno.
· Produção de livro sobre a história ( por cada aluno).
· Dramatização da história: - ERA UMA VEZ...
Atividade 1.8, Janete da Mota Lopes
Observamos que os objetivos propostos no projeto Histórias com Gravuras foram alcançados através de uma proposta de trabalho com fundamentos psicopedagógicos, onde o trabalho educacional não pode, a priori, em nome das dificuldades apresentadas por nossos alunos, estabelecer limites para o seu desenvolvimento e sim orientar as possibilidades de aprendizagem de cada um, lançando mão de recursos tão importantes como: TV, vídeo, computador, etc. no contexto escolar. Assim as atividades propostas, valorizam e desenvolvem competências e autonomia para a aquisição de conhecimentos significativos, através de vivências de situações-problemas criadas em cada momento do projeto: observar, pintar, recortar, desenhar, escrever, dramatizar,etc. Ao utilizar o computador como ferramenta importante nesse processo de ensino e aprendizagem, tendo o professor como mediador, os alunos percebem nosso sistema de escrita alfabética através da utilização do teclado. Desenvolvem a percepção de si e do mundo a sua volta, internalizando conceitos através da língua de sinais na tela do comutador, na produção dos textos e na dramatização final do trabalho.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Atividade 1.3 - Rafaela de O. Martins
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Atividade1.8,ElaineMiranda
Atividade1.7,ElaineMiranda
Identificação da Escola: Centro Integrado de Educação Pública, atuando com Ensino Fundamental (2º Segmento) e Ensino Médio (Formação Geral). Com mais de 1200 alunos.
Localizado à R. Inajara, S/Nº, B. Nova Cidade, Rio das Ostras-RJ. Tel/Faz: (22) 27710788. E-mail: ciep.257@gmail.com
Justificativa: Com este projeto pretende-se dar as bases necessárias para que os alunos desenvolvam as competências para utilizar o Apresentador por Slides - Impress (BrOffice) de uma forma útil no seu cotidiano, a criação de uma conta gratuita de e-mail para criação e edição de blog e publicar as histórias construídas em colaboração. Apresentação aos alunos que a utilização dos computadores no mundo atual tem influenciado as comunicações por meio das ferramentas eletrônicas – como e-mail, blog, chat e videoconferência, entre outros –, estabelecendo contato direto entre as pessoas, em qualquer lugar e a qualquer momento e gerando novas formas de expressão. Desta forma, conseguirmos aliar a informática, a leitura, a compreensão de textos, a abertura dos alunos para a linguagem digital de forma lúdica, criativa, quanto a estas novas ferramentas de escrita.
Objetivos Gerais:
Compreender e adquirir conhecimentos básicos para criar interativamente uma apresentação de histórias coletivas em apresentação por slides - passo a passo básico pelos elementos de design e obtendo noções das várias opções oferecidas de edição - e postagem pelo blog, utilizando tecnologias de informação como ferramenta de apoio;
Enfatizar e ampliar os conhecimentos da informática no processo ensino-aprendizagem;
Sensibilizar e motivar a escola para absorção da tecnologia da informação e comunicação;
Executar o básico do programa Impress, visualização e interação com o blog, em forma de comentários e postagem em atividades, para difundir as experiências práticas existentes nas aulas de Língua Portuguesa, como um meio para realizar um trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas e alunos de outras turmas.
Objetivos Específicos:
Executar a expressão de idéias para desinibição do ato de produzir idéias escritas;
Especificar as principais características do Apresentador em Slides;- Abrir, criar, guardar, pré-visualizar, e fechar um documento;- Introduzir e editar imagem e texto num documento;- Diferenciar as principais opções de formatação de caracteres – tipo, tamanho e cor;- Formatar parágrafos – alinhamento.
Propor caminhos para solucionar as dificuldades encontradas, com elaboração coletiva das ações a serem desenvolvidas no Apresentador e no acesso, postagens de comentários e edição do blog.
Público a ser envolvido: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio.
Abordagem Pedagógica: A proposta de Redação de História Coletiva com a criação de textos fatiados (tirinhas) pelos alunos em dupla tem por principal objetivo a consolidação das práticas e experiências de cada aluno, suas dificuldades, seu sucesso - a troca de experiências, não só por meio de relatos, mas na execução de atividades realizadas pelos professores das demais disciplinas acerca do tema Cidadania-Eleições. O compromisso de envolver os alunos a começarem a desenvolver criações com seus colegas, de acordo com os conhecimentos adquiridos nessa proposta e dar outros andamentos, dimensões, incluindo recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os textos fatiados foram scanneados, organizados e editados utilizando o aplicativo Impress.
O compromisso de envolver os demais colegas a começarem a desenvolver projetos com seus alunos, de acordo com os conhecimentos adquiridos dos alunos nessa proposta. No blog da turma, os alunos e todos que acessarem, terão importantes momentos para intercâmbio de experiências, informações e vivências que enriquecerão a prática de cada aluno, professor, comunidade. A cada retorno ao laboratório de informática, os alunos e demais professores que propusem suas atividades de sala de aula a serem ampliadas com o uso das ferramentas tecnológicas, apresentarão os conhecimentos adquiridos em desenvolvimento dessa proposta e promoverão a troca de experiência entre as demais turmas.
Dinâmica das Atividades: -Dividir os alunos em grupos de, no máximo, 10 integrantes. Se a turma possuir 40 alunos serão 4 grupos, por exemplo.
-Debate acerca do tema e criação das tirinhas em sala de aula; -Construção da apresentação em slides das histórias em colaboração utilizando o Impress;-Criação de uma conta gratuita de e-mail para cada aluno (os emails servirão para acessar o blog e publicar as histórias);-Apresentação do Blog e explicação básica de como utilizar o programa.Em sala de aula os grupos reúnem-se para discutir os rumos da história em tirinhas para trabalharem o que foi discutido no tema de Cidadania. Antes da ida ao laboratório, estabelecer com os alunos algumas regras básicas de como os grupos deverão agir, e como as coisas irão funcionar por lá. Depois no laboratório de informática iniciam a montagem e edição utilizando as ferramentas básicas do Impress. No auditório, utilizando o Data Show, apresentar aos demais grupos os textos criados.
Depois no laboratório ou até mesmo em casa os grupos vão postando os comentários das histórias postadas no Blog criado, após tiverem criado seu e-mail para acesso. Tem que ficar claro que cada aluno do grupo deverá fazer sua contribuição. O professor precisará estabelecer de acordo com a disponibilidade de horário do aluno, a ida dele ao laboratório para fazer o fechamento de tarefas pendentes, a criação do e-mail e acesso para visualização e contribuição no blog, ou alguns outros detalhes que ache pertinente. Definir, juntamente com os alunos, que também podem acessar em casa ou lan house.
Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Trechos scanneados de histórias fatiadas
Apresentador em slides
Data Show
Internet - blog
Computadores
Período de realização: 8 tempos
Atores e Papéis que deverão desempenhar: Na medida em que os alunos se exercitam em aula por meio das ferramentas do Impress vão desenvolvendo os conhecimentos para a posterior edição em blog , aprendendo informalmente conceitos visuais e verbais, o professor tem como papel formar em seus alunos não apenas meros usuários de informática, mas produtores de cultura.
Avaliação: Será constante segundo a colaboração e maior envolvimento dos alunos, na participação coletiva com mais diversos conhecimentos entre aluno/aluno e aluno/professor.
Forma de Socialização: A apresentação dos slides será através do Data Show e a divulgação será através de blog.
Referências Bibliográficas: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0165/aberto/mt_193420.shtml#topo
da edição 165 - set/2003
Atividade1.6,ElaineMiranda
É notório que a acelerada mudança tecnológica vem impregnando nosso cotidiano de tal maneira que nem sempre percebemos a profundidade das mudanças que provocam; tão integradas como estão em nossas vidas, principalmente a TV que consome grande parte de nosso tempo diante dela no nosso dia-a-dia.
Os alunos dependem da adequação das escolas públicas para que resulte a situação favorável de se encontrar inserido na sociedade conectada. A participação através da leitura e reescritura do mundo digital serão facilitadas pela interação com trocas mútuas dos conhecimentos entre os alunos e os professores, em que todos podem contribuir para a formação de aprendizagem de todos interessados em se envolver. De maneira sutil os professores têm acrescentado a internet e demais tecnologias existentes na escola à ampliação de suas aulas. Outros professores se destacam com práticas mais abrangentes e ousadas. Organizam aulas em que também há apresentação pelos próprios alunos de seus trabalhos elaborados pelo acréscimo com a pesquisa de informações pela internet, uso de aplicativos do BrOffice e datashow. Buscam aprender com outros professores e se unem para a realização de atividades que envolvem grupos de diversas áreas do conhecimento. Dentre as várias necessidades que passamos, está a nossa própria necessidade de aprender a aprender e aprender a ensinar, integrando a nossa própria formação continuada e a nossa comunicação de forma que nos entendamos com os outros e com as possibilidades de explorar cada meio tecnológico. Na busca pela mudança, conhecimento é poder e o conhecimento científico-tecnológico e a pesquisa vão dar o fruto para alicerçar a educação e a formação de todos nós, professores e alunos, numa geração que deve se impor através da propulsão da educação pela alta qualificação ao exigente mercado de trabalho.
Para isto, é necessário capacitar o professor para a utilização adequada das mídias e também os gestores, para que conheçam as potencialidades dos recursos disponíveis na sua escola, proporcionando sua abertura à comunidade e fazendo dela um local de produção e socialização de conhecimentos.