terça-feira, 26 de maio de 2009

Atividade1.8,KellySuziane

Organizando a divulgação do resultado e análise da pesquisa realizada na escola e nos sites, os pontos positivos como despertar no aluno um interesse pela aprendizagem de forma mais prazerosa e tudo que é diferente a criança fica mais sensibilizada no ato da aprendizagem e também seriam a interdisciplinaridade e assim montar aula com interação e ajuda de mais de uma professora, a obtenção da atenção e estímulo da curiosidade e criatividade também pela “História em tirinhas/Texto Fatiado” foi muito interessante, onde vai simultaneamente descobrindo as opiniões dos colegas e o contato com os valores que vão formando vão dando autonomia, auto-estima, iniciativa com o uso de diferentes métodos que educam. Os pontos negativos das sugestões de aula abordadas que eu ressaltaria é que a manipulação do Impress, navegação no blog faz que seja necessário um bom domínio pelos alunos, que nossos alunos não têm para acompanhar/executar sem delonga e que nós professores necessitamos conhecer, treinar, saber utilizar para poder auxiliar a turma nos comandos desses diferentes programas para obter resultados não se estendendo muito nos tempos de aula. O que eu gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão que analisei é que quantos alunos foram ao laboratório de informática no tempo estipulado e quantos professores são necessários para acompanhar/auxiliar no monitoramento para execução das etapas das atividades. E se os alunos em que foi desenvolvida as atividades no laboratório de informática tiveram um cursinho básico de como usar as ferramentas para utilização do Writer (ou outro editor de texto) e o Impress. Ou é possível realizar todas as tarefas no tempo de aula estipulado com uma turma com mais de trinta alunos sem que eles tenham tido um curso de informática anteriormente ou até mesmo se forem totalmente destituídos de tais conhecimentos.

Atividade1.7,KellySuziane

TEMA: Cidadania, Eleição, Texto Fatiado e Impress


Identificação da Escola: Centro Integrado de Educação Pública, atuando com Ensino Fundamental (2º Segmento) e Ensino Médio (Formação Geral). Com mais de 1200 alunos.

Localizado à R. Inajara, S/Nº, B. Nova Cidade, Rio das Ostras-RJ. Tel/Faz: (22) 27710788. E-mail: ciep.257@gmail.com

Justificativa: Com este projeto pretende-se dar as bases necessárias para que os alunos desenvolvam as competências para utilizar o Apresentador por Slides - Impress (BrOffice) de uma forma útil no seu cotidiano, a criação de uma conta gratuita de e-mail para criação e edição de blog e publicar as histórias construídas em colaboração. Apresentação aos alunos que a utilização dos computadores no mundo atual tem influenciado as comunicações por meio das ferramentas eletrônicas – como e-mail, blog, chat e videoconferência, entre outros –, estabelecendo contato direto entre as pessoas, em qualquer lugar e a qualquer momento e gerando novas formas de expressão. Desta forma, conseguirmos aliar a informática, a leitura, a compreensão de textos, a abertura dos alunos para a linguagem digital de forma lúdica, criativa, quanto a estas novas ferramentas de escrita.

Objetivos Gerais:

* Compreender e adquirir conhecimentos básicos para criar interativamente uma apresentação de histórias coletivas em apresentação por slides - passo a passo básico pelos elementos de design e obtendo noções das várias opções oferecidas de edição - e postagem pelo blog, utilizando tecnologias de informação como ferramenta de apoio;
* Enfatizar e ampliar os conhecimentos da informática no processo ensino-aprendizagem;
* Sensibilizar e motivar a escola para absorção da tecnologia da informação e comunicação;
* Executar o básico do programa Impress, visualização e interação com o blog, em forma de comentários e postagem em atividades, para difundir as experiências práticas existentes nas aulas de Língua Portuguesa, como um meio para realizar um trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas e alunos de outras turmas.

Objetivos Específicos:

* Executar a expressão de idéias para desinibição do ato de produzir idéias escritas;
* Especificar as principais características do Apresentador em Slides;
- Abrir, criar, guardar, pré-visualizar, e fechar um documento;
- Introduzir e editar imagem e texto num documento;
- Diferenciar as principais opções de formatação de caracteres – tipo, tamanho e cor;
- Formatar parágrafos – alinhamento.
* Propor caminhos para solucionar as dificuldades encontradas, com elaboração coletiva das ações a serem desenvolvidas no Apresentador e no acesso, postagens de comentários e edição do blog.

Público a ser envolvido: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio.

Abordagem Pedagógica: A proposta de Redação de História Coletiva com a criação de textos fatiados (tirinhas) pelos alunos em dupla tem por principal objetivo a consolidação das práticas e experiências de cada aluno, suas dificuldades, seu sucesso - a troca de experiências, não só por meio de relatos, mas na execução de atividades realizadas pelos professores das demais disciplinas acerca do tema Cidadania-Eleições. O compromisso de envolver os alunos a começarem a desenvolver criações com seus colegas, de acordo com os conhecimentos adquiridos nessa proposta e dar outros andamentos, dimensões, incluindo recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os textos fatiados foram scanneados, organizados e editados utilizando o aplicativo Impress.

No blog da turma, os alunos e todos que acessarem, terão importantes momentos para intercâmbio de experiências, informações e vivências que enriquecerão a prática de cada aluno, professor, comunidade. A cada retorno ao laboratório de informática, os alunos e demais professores que propusem suas atividades de sala de aula a serem ampliadas com o uso das ferramentas tecnológicas, apresentarão os conhecimentos adquiridos em desenvolvimento dessa proposta e promoverão a troca de experiência entre as demais turmas.

Dinâmica das Atividades: -Dividir os alunos em grupos de, no máximo, 10 integrantes. Se a turma possuir 40 alunos serão 4 grupos, por exemplo.

-Debate acerca do tema e criação das tirinhas em sala de aula; -Construção da apresentação em slides das histórias em colaboração utilizando o Impress;
-Criação de uma conta gratuita de e-mail para cada aluno (os emails servirão para acessar o blog e publicar as histórias);
-Apresentação do Blog e explicação básica de como utilizar o programa.

Em sala de aula os grupos reúnem-se para discutir os rumos da história em tirinhas para trabalharem o que foi discutido no tema de Cidadania. Antes da ida ao laboratório, estabelecer com os alunos algumas regras básicas de como os grupos deverão agir, e como as coisas irão funcionar por lá. Depois no laboratório de informática iniciam a montagem e edição utilizando as ferramentas básicas do Impress. No auditório, utilizando o Data Show, apresentar aos demais grupos os textos criados.

Depois no laboratório ou até mesmo em casa os grupos vão postando os comentários das histórias postadas no Blog criado, após tiverem criado seu e-mail para acesso.
Tem que ficar claro que cada aluno do grupo deverá fazer sua contribuição. O professor precisará estabelecer de acordo com a disponibilidade de horário do aluno, a ida dele ao laboratório para fazer o fechamento de tarefas pendentes, a criação do e-mail e acesso para visualização e contribuição no blog, ou alguns outros detalhes que ache pertinente. Definir, juntamente com os alunos, que também podem acessar em casa ou lan house.

Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:

Trechos scanneados de histórias fatiadas

Apresentador em slides

Data Show

Internet - blog

Computadores


Período de realização: 8 tempos

Atores e Papéis que deverão desempenhar: Na medida em que os alunos se exercitam em aula por meio das ferramentas do Impress vão desenvolvendo os conhecimentos para a posterior edição em blog , aprendendo informalmente conceitos visuais e verbais, o professor tem como papel formar em seus alunos não apenas meros usuários de informática, mas produtores de cultura.

Avaliação: Será constante segundo a colaboração e maior envolvimento dos alunos, na participação coletiva com mais diversos conhecimentos entre aluno/aluno e aluno/professor.

Forma de Socialização: A apresentação dos slides será através do Data Show e a divulgação será através de blog.

Referências Bibliográficas: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0165/aberto/mt_193420.shtml#topo

da edição 165 - set/2003

Atividade1.6,KellySuziane

Vemos no vídeo uma gama de recursos tecnológicos e suas aplicações no cotidiano das pessoas e tanto nesse vídeo de imagens motivadoras e as demais influências da mídia e os métodos que são utilizados não podemos ignorar, mas ao contrário, podemos aprender a utilizar como importantes aliados da aprendizagem, para todos, ensinantes e aprendizes, sociedades e cidadãos.
É notório que a acelerada mudança tecnológica vem impregnando nosso cotidiano de tal maneira que nem sempre percebemos a profundidade das mudanças que provocam; tão integradas como estão em nossas vidas, principalmente a TV que consome grande parte de nosso tempo diante dela no nosso dia-a-dia.
Os alunos dependem da adequação das escolas públicas para que resulte a situação favorável de se encontrar inserido na sociedade conectada. A participação através da leitura e reescritura do mundo digital serão facilitadas pela interação com trocas mútuas dos conhecimentos entre os alunos e os professores, em que todos podem contribuir para a formação de aprendizagem de todos interessados em se envolver. De maneira sutil os professores têm acrescentado a internet e demais tecnologias existentes na escola à ampliação de suas aulas. Outros professores se destacam com práticas mais abrangentes e ousadas. Organizam aulas em que também há apresentação pelos próprios alunos de seus trabalhos elaborados pelo acréscimo com a pesquisa de informações pela internet, uso de aplicativos do BrOffice e datashow. Buscam aprender com outros professores e se unem para a realização de atividades que envolvem grupos de diversas áreas do conhecimento. Dentre as várias necessidades que passamos, está a nossa própria necessidade de aprender a aprender e aprender a ensinar, integrando a nossa própria formação continuada e a nossa comunicação de forma que nos entendamos com os outros e com as possibilidades de explorar cada meio tecnológico. Na busca pela mudança, conhecimento é poder. E o conhecimento científico-tecnológico e a pesquisa vão dar o fruto para alicerçar a educação e a formação de todos nós, professores e alunos, numa geração que deve se impor através da propulsão da educação pela alta qualificação ao exigente mercado de trabalho.
Para isto, é necessário capacitar o professor para a utilização adequada das mídias e também os gestores, para que conheçam as potencialidades dos recursos disponíveis na sua escola, proporcionando sua abertura à comunidade e fazendo dela um local de produção e socialização de conhecimentos.

Atividade1.5,KellySuziane

De acordo com o projeto da escola, a professora de Português trabalhou o tema Eleições com suas turmas. A proposta de Redação de História Coletiva com a criação de textos fatiados (tirinhas) pelos alunos em dupla tem por principal objetivo a consolidação das práticas e experiências de cada aluno, suas dificuldades, seu sucesso - a troca de experiências, não só por meio de relatos, mas na execução de atividades realizadas pelos professores das demais disciplinas. O compromisso de envolver os alunos a começarem a desenvolver criações com seus colegas, de acordo com os conhecimentos adquiridos nessa proposta e dar outros andamentos, dimensões, incluindo recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os textos fatiados foram scanneados, organizados e editados utilizando o aplicativo Impress. A intenção foi de levar os próprios alunos ao laboratório de informática para organizarem suas histórias coletivas, porém devido a professora da turma não ter planejado o uso dos recursos tecnológicos e apresentação das tirinhas em Data Show, as tirinhas foram acendidas em outra semana pelos alunos, pois em lápis não foi possível ficarem legíveis após scannear. Além disso, a professora não domina os recusros do micro, pedindo ao marido para scannear as demais imagens com textos acendidos devido a escola não ter scanner. E decorrido o tempo e a desconhecimento no uso do impress pelos alunos e pela professora para ensiná-los junto com a professora do laboratório ficaria mais demorado a ajuda aos alunos na execução de forma rápida no tempo da aula, não deu para utilizar de mais tempos de aulas para a conclusão da elaboração das apresentações no Impress, ficando a professora do laboratório responsável pela montagem porque já estava em cima da data da apresentação em Data Show na data agendada para o Auditório.

Atividade 1.3 - Erika Antunes Rodrigues Alves

As novidades tecnológicas são apresentadas cotidianamente na rotina escolar.
Há reflexões que precisam ser discutidas quando o tema é inovação tecnológica no fazer pedagógico diário escolar.
As mudanças as vezes não ocorrem na sala de aula por mera acomodação, medo e falta de vontade do novo, afinal, ninguém quer se comprometer com os possíveis erros e, engajar-se nessa luta que exige coragem e determinação.
Somos capazes de formular maneiras críticas e criativas para solucionar as dificuldades de aprendizagens apresentadas em sala de aula, de trabalhar em equipe, buscar soluções coletivas e reflexões acerca do fazer pedagógico escolar, utilizando as tecnologias.

atividade1.6,Raquel

O uso dos recursos tecnológicos nas praticas pedagógica

O impacto das novas tecnologias da informação produz uma mudança revolucionária na vida das sociedades contem­porâneas. Em relação ao seu impacto na sociedade, existem posturas divergentes:.
Os otimistas consideram que a “era tecnologica” é um progresso baseado na inovação tecnológica que busca o bem comum, exige uma maior qualificação da força de trabalho e desafia as instituições educacionais a oferecer um ensino de qualidade para todos.
As posturas pessimistas, por sua vez, sustentam que esse progresso tecnológico só beneficia a uma minoria, requer cada vez menos qualificação da força de trabalho, gera desemprego e reduz o papel da escola ao controle e à reprodução da ordem social existente.
No entanto, a incorporação da temática “Tecnologia” e, em particular, das novas tecnologias da informação como conteúdos básicos comuns é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.
A escola, na sociedade atual, perdeu o papel hegemônico na transmissão e distribuição do conhecimento. Hoje, os meios de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, ao alcance da maioria da população, apresentam de um modo atrativo informação abundante e variada.
Frente a essa situação, as instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da infor­mação como conteúdos do ensino, mas também de reconhecer a partir das concepções que as crianças e os adolescentes têm sobre estas tecnologias para elaborar, desenvolver o avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.

Atividade1.6, Glaucia Santos

O uso dos recursos tecnólogicos na práticas pedagógicas.

Os recursos tecnologicos vieram para revolucionar a educação. No inicio os alunos ficavam presos somente aos livros e o professor usava apenas o quadro de giz e livros. Hoje os recursos tecnologicos estão cada vez mais se expandindo com biblioteca, TV, Video, laboratórios de informática,Dvd,Datashows, filmadoras,microfones, Radio-escola e quem sabe brevemente estaremos recebendo a Tv Digital para beneficar ainda mais a educação. Esses recursos estão servindo como atrativos não só para os alunos como para os próprios professores, que veem com mais rapidez o resultado de seu trabalho.

atividade1.5_Raquel

Um tema interessante seria trabalhar questões que realmente despertam o interesse do aluno. Na escola agora estamos desenvolvendo o projeto bairro, onde o aluno interage com os professore contando as experiências vividas por eles. Este projeto desencadeou várias idéias onde foi trabalhado auto estima, de forma interdisciplinar englobando vários conteúdos. Os alunos podem fazer pesquisa na internet sobre o assunto que relatem historia de Macaé e até mesmo do próprio bairro. Por exemplo, eles entrevistaram alguns moradores trazendo para a escola o modo de vida de cada um.
Dessa idéia surgiu a possibilidade de criar um jornal o laboratório, onde era divulgado em todo bairro.
Para utilização das tecnologias é necessário está sempre se atualizando e acima de tudo podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos. O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para: chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.

Atividade1.5, Glaucia Santos

O fato de utilizar diferentes mídias na prática escolar nem sempre significa integração entre as mídias e a atividade pedagógica. Integrar – no sentido de completar, de tornar inteiro – vai além de acrescentar o uso de uma mídia em uma determinada situação da prática escolar. Para que haja a integração, é necessário conhecer as especificidades dos recursos midiáticos, com vistas a incorporá-los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos.
Foi desenvolvido na escola em que trabalho um projeto bem interessante com tema Africanizar, todos os segmentos participaram, atraves de pesquisas em bibliotecas, atividades artisticas, danças, poesias, comidas tipicas, palestras, apresentaçoes de slides. Na culminancia ou encerramento do Projeto cada turma apresentou algo diferente ultilizando diferentes formas de tecnologias,tendo como foco um tema único.

Atividade 1.6 - Erika Antunes Rodrigues Alves

O vídeo apresentado mostra o uso de diversos recursos tecnológicos usados na educação, como o computador, a televisão, a biblioteca, microfone, a utilização do rádio na escola, gravadores e data show.
O uso desses recursos enriquecem as aulas, tornando-as mais prazerosas e estimulantes. Fazem com que os alunos sintam um interesse maior, naquilo que lhes é apresentado.
Agora para que esses recursos sejam satisfatórios, os professores devem estar preparados para utilizarem de forma a adquirir bons resultados, pois não adianta só a tecnologia se o professor não mudar a sua metodologia de trabalho.

atividade1.4_Raquel

2 televisores utilizadas da seguinte maneira:
· Na sala dos professores - Somente para exibição da programação.
· Na biblioteca - Os professores utilizam para exibir filmes ou vídeos didáticos.

· 2 rádios portáteis com DVD - Utilizado pelos professores para complementação de aulas com músicas e para desenvolvimento de projetos na escola.17 computadores utilizados da seguinte maneira:

· 10 no laboratório de informática (PROINFO) para atividades com os alunos de 6º ao 9º. E impressora.
· 1 para uso da secretaria e 1 impressora para uso da administração.
· 4 no laboratório de informática (POSITIVO) para atividades com alunos do 1º ao 5º ano.
1 data show.
È utilizado nas reuniões que acontecem na escola.
1 linha telefônica.
Para uso da administração.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividade 1.3, Janete da Mota Lopes

É preciso estar atento e acompanhar os avanços tecnológicos, tendo estes ao serviço da educação de forma consciente e competente e não a paranóia que tem acometido a muitas pessoas, que se colocam a serviço das tecnologias, principalmente nas escolas, sem a devida preparação e conhecimento.
estar aberto às novas tecnologias da informação e da comunicação, é observar de forma crítica, selecionando oque é bom do que é reuim. É preciso preparar, formar o quadro de pessoal para utilização desses recursos. Formação esta que só terá a qualidade devida, se este profissional estiver aberto à mudanças diante desses desafios que se apresentam às escolas, pois não dá mais para ignorar esses novos recursos. Novos pois muitas escolas estão recebendo agora e muitas escolas que já receberam, ainda se deparam com dificuldades por falta de profissiona para desenvolver este trabalho, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e significativo através da utilização das diversas mídias.

Atividade 1.6 - Rafaela de O. Martins

Atualmente, vemos a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, com novidades a cada momento. Temos a possibilidade de trabalhar com diferentes mídias no processo ensino-aprendizagem. No entanto os alunos vêm essas mídias como um instrumento de diversão e não como instrumento educacional, assim como alguns professores que insistem em não aceitar as TICs como auxiliares no processo de aprendizagem. Tal fato mostra a importância de cada vez mais desenvolver habilidades que proporcionem e ajudem tanto professor, quanto aluno a identificarem as mídias como um importante meio de alcançar objetivos escolares.
As Tecnologias podem enriquecer as aulas e aproximar os alunos do contexto atual do mundo globalizado, não há como fechar os olhos as transformações que occorem ao nosso redor. Foi-se o tempo em que o professor chamava a tenção de seu aluno apenas com quadro e giz.

Atividade 1.5 - Rafaela de O. Martins

Um tema interessante seria trabalhar a questão da "reciclagem" com os alunos de maneira interdisciplinar englobando vários conteúdos. Os alunos podem fazer uma pesquisa na internet sobre : reciclagem, compostagem e coleta seletiva, se há coleta em seu município, por exemplo, em seguida elaboram um texto opinativo sobre o que acharam da matéria, o que sabiam sobre o assunto. Pode ser feito várias HQs, criando um personagem-símbolo, sobre o tema para serem distribuídos pela escola afim de conscientizar a todos da importância do assunto. Uma campanha a favor da reciclagem pode ser feita na própria escola, e quem sabe até mesmo ser ampliada´na comunidade, afinal de contas é um tema que atinge a toda população. Num outro momento pode até ser feita "o Dia do Lixo na escola", um dia dedicado ao tema com palestras, apresentação teatral, exposição de artesanato com material reciclado etc.

Atividade 1.2a - Erika A. R. Alves e Rafaela de O. Martins

O professor - enquanto pessoa - constrói a base para o seu crescimento profissional, vencendo as barreiras dos preconceitos e estereótipos, de forma a adquirir competências para ser o mediador do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.Segundo Nóvoa: "A maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando exercemos o ensino.” Isso define exatamente a identidade do professor, enquanto pessoa e profissional.No que diz respeito a aprendizagem o professor estipula estratégias de ensino diferenciadas para os alunos, de acordo com o julgamento que ele faz de suas capacidades de aprender e de suas competências, ou da ausência delas.

domingo, 24 de maio de 2009

Atividade 1.6, Janete da Mota Lopes

Atividade 1.6, Janete da Mota Lopes


O vídeo mostra a interação entre os recursos tecnológicos e as práticas pedagógicas. Os alunos demonstram interesse maior por atividades que tenham significado, levando-os a uma participação ativa. O professor como mediador nesse processo leva os alunos a transitarem entre os conhecimentos e informações propostos nos livros didáticos e as várias mídias. Isso mostra importância do uso das diversas mídias , para a aquisição de conhecimentos. Muitas escolas, têm esses recursos e não sabem utilizar ou não utilizam por não perceber essa nova forma de ensinar e aprender.
Atividade 1.6, Janete da Mota Lopes

Atividade 1.1, Janete da Mota Lopes

Não dá para falar em educação, sem falar em inclusão. As avaliações institucionais mostram resultados abaixo da meta, obtidos por nossas escolas públicas, revelando que grande parte da sociedade está excluída no seu direito à educação. Vejo-me parte desse sitema e na minha trajetória profissional, luto por uma educação de qualidade, ao desenvolver atividades de tutoria em cursos de formação continuada. Busco atualização permanente e estou aberta às novas aprendizagens. Acredito na formação continuada, que transforma a ecola num espaço permanente de formação e reflexão docentes, pois aprendemos desde o nascimentoàté a morte.

Atividade 1.6, Maria Georgina de Souza

A tecnologia vem se desenvolvendo e novos aparatos surgem com diferentes possibilidade de uso em situações de aprendizagem. Podemos perceber que muitos desses aparatos surgem no inicio com a finalidade de lazer e só mais tarde é que a educação se apossa deles para utilizá-los com fins educativos. Diferentes tecnologias estão hoje dentro da escola, quadro negro, giz, lápis, cadernos, livros, computadores, televisão, aparelhos de cd, microfone, etc. Tudo isso deveria estar contribuindo para que uma educação de qualidade se efetivasse. No entanto percebemos que cada dia se torna mais difícil nos aproximarmos do ideal. Um aparato tecnológico por si só não garante qualidade no ensino. Para uma boa utilização da tecnologia na escola é preciso ter condições adequadas de trabalho, professores preparados com condições mínimas de conhecimentos do funcionamento do aparato tecnológico e uma proposta de ensino que inclua essa tecnologia de modo a contribuir no processo ensino aprendizagem. O investimento em educação deve partir de uma avaliação das reais necessidades da escola, preenchendo de maneira equilibrada as fendas deixadas por tantos anos de mazelas.

Atividade 1.5, Maria Georgina de Souza

No cenário atual do Brasil se discute a questão da transposição do Rio São Francisco. Como questões ambientais fazem parte do currículo escolar uma sugestão interessante de trabalho seria solicitar aos alunos que assistissem dois vídeos postados no YouTube. Um vídeo governamental defendo a transposição e outro sendo contra a transposição. Alem disso poderiam pesquisar em outras fontes na Internet sobre o caso. Após os alunos poderiam produzir textos colocando os prós e os contras. Depois a participação de um chat defendendo ou não a transposição. Assim poderíamos analisar essa atividade pelo viés do ciclo de aprendizagem: descrição - execução - reflexão - depuração - descrição. Ao introduzir o conteúdo na busca de vídeos e textos que falam sobre a transposição o aluno esta dando o primeiro passo desse ciclo: a descrição; o computador vai disponibilizar diversos sites, ou seja vai executar o comando; o aluno vai refletir dentro de sua proposta de aprendizagem quais os sites que melhor lhe convém e vai tirar destas informações aquelas que irão subsidiar a sua aprendizagem, ou seja vai depurar e por fim ao participar do chat vai estar irá descrever suas conclusões através das defesas de suas posições. Cabe neste momento ao professor observar na discussão os pontos não esclarecidos e propor novas pesquisa o que vai demandar o inicio de um novo ciclo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Glaucia Santos -Atividade1.4

02 aparelhos de som portatéis;

microfone e caixa de som ;

câmera fotográfica,

02 televisões

01 aparelho de DVD,

01 Data-show

01 antena parabólica da TV Escola , não funciona.

02 computadores com internet e impressora ,atende aos serviços administrativos da secretaria e as necessidades pedagógicas da Unidade Escolar.

01 computador com internet e impressora na sala de Agente Pessoal;

01 computador sem internet na sala dos professores;

02 computadores com impressora mais sem internet na secretaria;

01 laboratório de informática , com 10 computadores em rede e internet e 01 impressora, que no momento estão em manutenção.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Atividade 1.4, Janete da Mota Lopes

Na escola em que atuo, possui os seguintes recursos tecnológicos:

04 Televisores ( biblioteca, sala de professores, Lab. Inf. e telessala),
13 computadores ( Lab. de Inf.(10), Sec. e Coord. Pedag.)
03 Impressoras ( 02 na Sec. e 01 no Lab. Inf.),
01 Rádio CD portátil,
14 Wirelles Portable amplifer System,
01 Data show,
01 Fax

Atividade 1.3, Maria Georgina de Souza


Os avanços tecnológicos são inevitáveis na nossa sociedade. A escola necessita urgentemente entender que tal e qual ela está organizada, não atende mais a necessidade de um mundo em transformação. A escola precisa se organizar de forma a estabelecer uma metodologia mais articuladora do conhecimento em detrimento de uma metodologia que reproduza as práticas de anos e anos, da mesma forma.
Nunca se necessitou tanto de conhecimento. No entanto as transformação ocorrem com muita rapidez e todo conhecimento está em transformação. O aluno recebe informação de todos os lados e em grande quantidade. Cabe a escola selecionar o que for mais significativo e ensinar o aluno a organizar o seu conhecimento assim como ensinar a ter acesso a informação necessária.
Além disso cabe a escola oferecer o acesso a informação através da disponibilização de equipamentos, intenet, etc.
A interação entre o trabalho e a educação deve ser efetivamente o compromisso da escola com a sociedade. Por isso é sua obrigação oferecer uma educação que dê condições do ser humano interagir como mundo o qual ele está inserido. E ainda uma educação que facilite o retorno do adulto a escola, uma vez que, o processo educação e trabalho nos dias atuais não se finda numa etapa, mas é um constante na vida.

Atividade 4, Maria Georgina de Souza

Tecnologias existentes na escolas
A listagem abaixo refere-se as tecnologias mais atuais.

4 televisores utilizadas da seguinte maneira:
  • Na sala dos professores - Somente para exibição da programação dos canais abertos
  • Na biblioteca - Os professores utilizam para exibir filmes ou vídeos didáticos
  • Na telessala - O professor utiliza para exibir os programas do telecurso
  • No laboratório de informática - Exibição da programação dos canais abertos.
2 DV
  • Um na biblioteca para exibição de filmes e vídeos didáticos
  • Um na telessala para exibição do telecurso
1 rádio portátil com DVD - Utilizado pelos professores para complementação de aulas com músicas, principalmente a disciplina de Inglês.

13 computadores utilizados da seguinte maneira
  • 10 no laboratório de informática para atividades com os alunos
  • 2 para uso da secretaria
  • 1 para uso da coordenação pedagógica
3 impressoras
  • uma no laboratório de informática utilizada para impressão de provas e outros materiais pedagógicos.
  • Duas na secretaria para impressão de documentos inerentes a seu trabalho.
14 wireless portable amplifer system
  • A utilização desse material ainda é muito tímida pois acabam de chegar na escolas. Poucos professores estão utilizando para facilitar a exposição oral.
1 data show
  • Acaba de chegar na escola. A intenção é utilizá-lo para reunião de professores ou palestras ou aulas especiais que reunam um maior números alunos.
2 linhas telefônicas
  • Para uso administrativo da escola. Não há atividade pedagógica com essa tecnologia. A algum tempo, quando funcionava o teleposto na escola uma das linhas era utilizada para participação no programa UM Salto para o Futuro.
55 DVD fornecidos pelo MEC com a Programação da TV EScola e do Salto para o Futuro. Esse material é muito pouco utilizado. Um ou outro professor utiliza esporadicamente para implementar algumas aulas.

Vários Dicionários de Inglês com Disco - Praticamente o não é utilizado. Somente os dicionários.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Atividade 1.6, Marcia Guimarães

Atividade 1.6 – Marcia Guimarães
É um grande desafio para professores transformarem informações em conhecimentos e a tecnologia pode ser utilizada como uma mola mestra para que isso aconteça. A aprendizagem não pode ser homogeneizada, utilizando aparatos tecnológicos descobre-se/se desperta/aproveita-se os saberes de cada um. A tecnologia deve ser usada para facilitar a produção de conhecimento e a transformação desse em saber.
Visto que a escola é um dos elos da rede que educa, ela precisa se renovar a todo instante, acompanhando as mudanças ocorridas. Sabemos que nossos alunos estão muito além da escola em termos de tecnologia, pois tem acesso a muitos recursos tecnológicos que muitas escolas não dispõem. Seria muito interessante que o governo desse um maior apoio às escolas nesse sentido. Porém, enquanto não dispomos de tantos recursos, precisamos aproveitar melhor tudo àquilo que temos ao nosso alcance. A tecnologia precisa ser vista como fundamento para novas práticas e não como ferramenta que reforça as práticas já estabelecidas

Atividade1.6,Adriana

Através do vídeo pude perceber o quão intensa e eficaz é o uso dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas. Os alunos, a todo instante, interagindo e não só entre eles, mas com os recursos propostos, sem deixar de lado a informação e conhecimento que os livros contêm e podem transmitir. Vi também a presença do professir colaborando, estigando, servindo de ponte entre os alunos e as tecnologias. Ambiente muito favorável pra tudo isso também.

ATIVIDADE1.6,Stael Guimarães

ATIVIDADE1.6,Stael Guimarães

Bom seria se todas as escolas tivessem disponível os recursos apresentados no vídeo dando oportunidade ao aluno de buscar conhecimento em diversas fontes e com vários recursos tecnológicos.
Do outro lado, ficam as escolas que possuem tudo o que foi mostrado no vídeo e alguma coisa a mais e nada é utilizado pelo professor em suas aulas. O aluno sozinho não tem feito bom uso desses recursos hoje disponíveis.
Eles precisam do auxílio do professor para socializar tantos conhecimentos que os tem rodeado. Cabe a nós professores mudar o nosso planejamento e incluir esses recursos em nossas aulas, ainda que tenhamos que dar conta de tempo para estar buscando novos conhecimentos.
Com a internet a nossa disposição, isso não fica tão difícil. Podemos estudar sem sair de casa.

Atividade1.5,Adriana

A professora de Biologia passou um clip sobre preservação do meio ambiente e poluição, depois pediu que os alunos fizessem pesquisa sobre o assunto sugerindo vários sites. As pesquisas foram utilizadas para murais e exposições. Num outro momento, os alunos fizeram uma visita ao Parque de Jurubatiba onde tiraram várias fotos e de volta para a escola postaram as melhores fotos no Blog da Escola. Digitaram, no Editor de Textos, os relatórios do passeio. No final do projeto houve um teatro sobre o assunto trabalhado. O teatro foi fotografado e filmado, postados no Blog da Escola e depois passados para as outras turmas que puderam fazer comentários. Foi o que a professora integrou diversas mídias existentes na Escola para que o desenvolvimento do seu projeto fosse mais rico e diversificado, interagindo com mídias e em parceria com outros professores.
Neste processo o professor usou os conhecimentos da sala de aula e da prática, e os recursos tecnológicos para acrescentar meios no seu trabalho, pois ainda há muita dificuldade e conhecimento com relação ao uso das tecnologias, criando situações de aprendizagem.

Atividade1.4,Adriana

A Escola em que trabalho possui os seguintes recursos tecnológicos:
* TV's
*Computadores
*Data Show
*Caixa de Som
*Amplificador
*Microfone
*Micro System
*Máquina Fotográfica
*DVD's
Estes recursos são utilizados com frequência pelos professores, de acordo com seus conteúdos, para ilustrarem e melhorarem a qualidade das aulas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ATIVIDADE1.5,Stael Guimarães

ATIVIDADE1.5,Stael Guimarães

Relato de experiência utilizando recursos tecnológicos

Com o objetivo de conhecer melhor o lugar onde moramos, no ano passado levamos os alunos do 4º ano do EF a sala de vídeo para assistir o DVD Macaé da Serra ao Mar onde pudemos aprender um pouco sobre o nosso município.
Em seguida passamos ao Laboratório de Informática e trabalhamos as atividades no CD Guia Turístico De Macaé e os alunos realizaram tarefas diversas no computador também referente ao assunto.
Num outro momento saímos da escola e fomos dar um passeio pela comunidade com a finalidade de observar o que temos de importante e que precisa ser divulgado.
Com o auxílio da câmera digital registramos: moradias, igrejas, comércio, Posto de Saúde, delegacia, correio, rios, transporte, campo de futebol, escolas e outros.
Os alunos voltaram para a escola onde foi feito o registro do que cada um aprendeu com a atividade.
Os recursos tecnológicos utilizados nessa atividade foram muito importantes porque permitiu ao aluno sair da sala de aula e aprender em outros espaços com recursos variados. tornando a aula mais dinâmica. Nessa atividade, tanto o professor quanto o aluno puderam adquirir novos conhecimentos e de maneiras variadas.
Com a chegada da internet na escola, essas atividades podem ficar ainda melhores. Cabe ao professor querer se envolver e buscar parceria com a sala de informática.

domingo, 17 de maio de 2009

ATIVIDADE 1.6 - GILMARA

ATIVIDADE 1.6


Uso da oratória,lousa e giz deixaram de ser os únicos recursos em sala de aula.

Passou-se a buscar formas para auxiliar o professor.Cartazes,cadernos e lápis, mapas, livros ,dentre outros.

Vem os avanços , recursos audiovisuais, retroprojetores,tv,videocassete,dvd e finalmente computador,internet, e multimídia tornam as aulas interativas, dinâmicas e interessantes.

Porém o uso adequado de todos esses recursos,vem para atender necessidades e expectativas do aluno junto à escola.Sendo bem utilizados todos os recursos proporcionam um grau de aprendizagem.

ATIVIDADE 1.4 - GILMARA

Atividade 1.4

Na escola que atuo possui os seguintes equipamentos :


  • 03 aparelhos de som portatéis;

  • 01 aparelho de som;

  • microfone e caixa de som ; ambos utilizados em eventos realizados na escola.

  • uma câmera fotográfica, onde são feitos os registros realizados pelos alunos.

  • 02 televisões , sendo uma com TV a cabo;

  • 01 aparelho de DVD, ambos utilizados pelos professores diariamente ,atendendo as necessidades do assunto a ser explorado em sala de aula ou apenas como lazer.

  • 01 antena parabólica da TV Escola , não funciona.

  • 01 computador com internet e impressora ,atende aos serviços administrativos da secretaria e as necessidades pedagógicas da Unidade Escolar.

  • 01 laboratório de informática , com 04 computadores em rede e internet e 01 impressora ,onde são atendidos alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental.


ATIVIDADE 1.3 - GILMARA

ATIVIDADE 1.3


Aos poucos as escolar vem tomando consciência das mudanças impostas pela sociedade, o acesso rápido e fácil à informação requerem professores dinâmicos e interados dos avanços tecnológicos.

Vemos algumas escolar introduzindo as novas tecnologias como ferramentas de apoio as matérias e aos conteúdos lecionados, para estarem interadas aos avanços.

A função social da escola deixa de ser meramente de transmissão de conhecimentos , mas de criar condições de elaborar e criar novos conhecimentos partindo da experiência de cada aluno.

Nesse novo processo de ensino aprendizagem a relação entre professor e aluno deve ser realizada em conjunto , compartilhando na resolução das tarefas, fazendo com que o aluno atue e construa seu conhecimento e o professor seja o mediador na criação de condições para trabalhar a informação.



ATIVIDADE 1.2 b -GILMARA

ATIVIDADE1.2 B


O mundo em que vivemos não nos permite termos uma postura estagnada ,somos exigidos a viver um constante dinamismo.

Mudanças acontecem a todo instante e precisamos acompanhar toda esta evolução e sendo educador esta interação faz necessário.

Cabe a nós educadores uma disposição para estarmos num permanente processo de aprendizagem e construção de saber.

Enquanto educador, estou sempre aberta e em busca de novos conhecimentos e diante das novas tecnologias, procuro estar informada e refletindo a aplicabilidade da mesma no processo de aprendizagem.

Não podemos negar o uso das novas tecnologias , mas e necessários que se criem mecanismos para que todos tenham condições de socializar deste saber.

ATIVIDADE 1.2a - GILMARA

ATIVIDADE 1.2 a


Nos atuais cursos de formação de professores já se percebe uma discursão em preparar esses novos profissionais para lidar com esta nova realidade.

Mas observamos uma resistência inicial por parte dos profissionais da educação em utilizar as novas tecnologias como ferramenta de apoio no processo de construção do conhecimento.

É preciso capacitar os educadores para que eles transformem a sala de aula utilizando as ferramentas tecnológicas.O professor não utiliza o computador na sua prática pedagógica pelo fato de não está preparado, porque os cursos de capacitação de docentes pra utilização do computador o habilitam somente para operacionalizar a máquina e não para efetivar inovações na sua prática pedagógica.Então, como esperar, mesmo naquelas escolas onde há comutadores, que aconteça um verdadeira inclusão digital?Onde o computador será devidamente utilizado como ferramenta de pesquisa, conhecimento e de trabalho, ou como uma simples máquina de se jogar ou de digitar textos, acessar Internet sem critérios a serem respeitados.Enfim, como fazer deste valioso instrumento um verdadeiro aliado e não um inimigo.Somente através de ferramentas de capacitação de professores visando ao uso correto do computador e na implementação de projetos que também visem a esse aspecto.
O uso devido da informática na escola acelera a criação e produção de conhecimentos , exigindo, portando, cidadãos conscientes e participantes , capazes de se articular nessa nova sociedade tecnológica.

“O educador precisa estar a altura de seu tempo.”


ATIVIDADE 1.1-GILMARA

ATVIDADE 1.1


Como profissional da educação acredito na capacidade constante de aprender , evoluir e integrar novas experiências e novas formas de aprendizagem.

Tenho necessidade de descobrir coisas novas a todo momento, construir e estabelecer um novo aprendizado.

Ser um aprendiz me possibilita um olhar diferenciado , me permite enxergar as limitações que ocorrem no processo de aprendizagem e desta forma me aproximo do aluno crescendo assim conjuntamente.

Professor misto de ensinar,aprender,compreender ,mediar,multiplicar,dividir,diminuir e aumentar sempre seus conhecimentos.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

ATIVIDADE 1.3, Stael Guimarães

ATIVIDADE 1.3,Stael Guimarães

A tecnologia da informação está aí para dar uma nova cara para a escola. Por isso, não basta apenas mudar o currículo, é preciso repensar a educação. A escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos assim como as empresas que estão sempre investindo na qualificação de seus funcionário, com o objetivo de prepará-los para melhor desenvolver o seu trabalho. É certo que é visando lucro, é claro. Mas a escola também irá lucrar e muito se investir em seus funcionários, principalmente os professores. É necessário mudar a metodologia de ensino. A escola que não estiver aberta a essas mudanças com certeza vai deixar a desejar. Já existe a competição entre as melhores escolas.
Os professores precisam se envolver com essa nova época indo em busca de novos conhecimentos porque o mundo lá fora não para em função da escola. Ela é que tem que acompanhar o progresso. Precisamos trazer a TIC para a sala de aula.

ATIVIDADE 1.3, Stael Guimarães

ATIVIDADE 1.3,Stael Guimarães

A tecnologia da informação está aí para dar uma nova cara para a escola. Por isso, não basta apenas mudar o currículo, é preciso repensar a educação. A escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos assim como as empresas que estão sempre investindo na qualificação de seus funcionário, com o objetivo de prepará-los para melhor desenvolver o seu trabalho. É certo que é visando lucro, é claro. Mas a escola também irá lucrar e muito se investir em seus funcionários, principalmente os professores. É necessário mudar a metodologia de ensino. A escola que não estiver aberta a essas mudanças com certeza vai deixar a desejar. Já existe a competição entre as melhores escolas.
Os professores precisam se envolver com essa nova época indo em busca de novos conhecimentos porque o mundo lá fora não para em função da escola. Ela é que tem que acompanhar o progresso. Precisamos trazer a TIC para a sala de aula.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atividade 1.3, Marcia Guimarães

A tecnologia dá uma nova cara para a escola. De certa forma, “revolucionando” a educação, pois coloca o aluno em contato com a realidade que ele vivencia nos dias atuais. É claro, que o uso das tecnologias e seus efeitos dependem muito de como o educador procede. Mas é interessante que o professor lance mão dessas tecnologias para fazer suas aulas mais dinâmicas e produtivas, uma vez que o aluno está a todo tempo em contato com vários recursos tecnológicos em seu cotidiano.
Se a escola é o local de transformar saberes em conhecimento, cabe ao professor ser mediador dessa transformação através, também, do uso das tecnologias que a escola dispõe.
Quando falamos em tecnologia digital, principalmente, cabe a escola direcionar o uso dessa para que o aluno aproveitando esse recurso enriqueça seus conhecimentos que está construindo.

Atividade,1.3,Adriana

O uso da tecnoligia na escola vem contribuir de maneira considerável com a educação mais próxima da realidade encontrada fora da escola. Estar incluido numa sociedade do conhecimento e onde conhecer e usar as tecnologias são necessárias, a escola tem que estar ajudando e amparando o aluno para melhorar sua qualidade de vida e preparando - o para um futuro melhor. A tecnologia deve agir como parceira nas ações educativas, em todos os aspectos.

Atividade1.2B,Adriana

Como profissional da educação vejo a aprendizagem como um processo contínuo e constante. Devemos aprender continuamente ao longo da vida. A vontade de aprender sempre deve ir além das necessidades profissionais e a real construção do conhecimento está intimamente ligada ao prazer de aprender, e as novas tecnologias têm uma grande importância nas mudanças educacionais. Mediante aos novos conceitos e propostas, não devemos deixar as tecnologias de lado, tão inseridos hoje em dia no nosso contexto, seja educacional quanto social. Devemos usar tudo que a tecnologia nos oferece de novo e positivo em nossas práticas educacionais.

Atividade1.2A,Adriana

Observo que o professor enquanto profissional da educação deveria ter condições mínimas dentro de sua formação para que possa atualizar - se, especializar-se, e trabalhar com a infra estrutura necessária para um bom desempenho profissional, mas infelizmente isso não acontece, e consequentemente o professor sente-se perdido, pois precisa de subsídios que não encontra. O professor consciente pensa e questiona a todo instante sobre sua realidade. É um profissional que meio a tantas necessidades e dificuldades procura identificas prioridades e através de práticas reflexivas construir, no dia-a-dia, e na sala de aula, condições para seu crescimento e melhoria profissional. O professor é responsável pela sua própria aprendizagem e desenvolvimento.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atividade1.1,LuziaHelena

Todo o mundo entra em nós por meio dos sentidos e a capacidade de reter na memória o que os sentidos captam é o primeiro e mais seguro dos passos para a aprendizagem.
O uso das tecnologias no mundo contemporâneo e a relação dos desafios apresentados na sociedade, sobretudo na escola, são enormes. No universo ininterrupto de descobertas constantes e num mundo capitalista, tudo se torna obsoleto convenientemente rápido. E os desafios se intensificam quando o novo assusta e o que é dito obsoleto provoca manifestação de rejeição. O novo intimida, e o conceito de obsoleto inibe - ninguém quer ser considerado “ultrapassado”!
Hoje vivemos a Era da Informação e da Tecnologia. Mas já houve época em que a capacidade de reter na memória o que a voz humana pronunciava fosse a mais alta tecnologia de aquisição do conhecimento e, conseqüentemente, de preservação da cultura. Por meio da palavra falada (oralidade), civilizações que desconheciam a escrita mantiveram viva sua História!
Não é preciso ter medo da evolução; o que descubro hoje, por mais acelerado que seja o progresso, aprendizagem nenhuma é descartável. Um saber é sempre uma porta que se abre para novos saberes. Afinal, a aprendizagem acontece ao longo da vida: “enquanto há vida, há aprendizagem”. Informação é diferente de aprendizagem. A aprendizagem só acontece quando a informação é processada e aplicada em nosso viver. Ao captar as informações é necessário estabelecer relações, selecionar aquilo que será útil e saudável em nossas vidas para, a partir daí, aplicá-lo, com saber e sabor, em nossas vivências e convivências. Não podemos esquecer que somo seres de relações: o ser humano não vive sozinho, e a aprendizagem é a capacidade que temos de captar o mundo, processar a percepção que dele temos, selecionar e armazenar, em nossa memória, as informações nela contidas, para daí expressar/experimentar o mundo a nosso modo, usando a linguagem e os recursos de nossa época. Quando, nesse processo, mudamos nosso comportamento para uma forma melhor de viver, contribuindo para uma melhor qualidade de Vida, podemos atestar o tripé: Informação / Conhecimento / Educação.
Quem sou como professor e aprendiz? Um privilegiado que, enquanto “brinca de ensinar”, aprende! Como afirma Paulo Freire, “ninguém ensina nada a ninguém, ninguém aprende nada sozinho; as pessoas aprendem em comunhão”. Portanto, como profissional da Educação, tenho a regalia de poder “beber das águas dos saberes de meus alunos” fazendo-me, enquanto Educadora, Eterna Aprendiz!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Atividade 1.1_GLAUCIA DOS SANTOS

Quem sou como professor e aprendiz?Sou professora concursada da Rede Estadual para atuar no Ensino Fundamental. Ocupo atualmente o cargo de Orientadora Tecnológica no Colégio Estadual Matias Neto, sendo que no momento o nosso Laboratório de Informática encontra-se em reforma, por este motivo estou auxiliando minhas colegas da secretaria. Escolhi ser professora por gostar de ensinar e ao mesmo tempo de aprender, essa troca de conhecimentos é para mim uma realização. Tenho 15 anos de serviço na área de educação, neste tempo já fiz vários cursos para aperfeiçoar métodos e práticas de ensino. Também Cursei faculdade de licenciatura em Matemática, Curso de LIBRAS e outros.Percebo que a vida é uma escola, aprendemos com a prática, coisas que a teoria não é capaz de explicar. Também a troca de experiências adquirida através de Cursos como este, nos enriquece muito e nos faz ter novas visões sobre determinados assuntos antes até não entendidos. Pretendo continuar nesta longa busca de conhecimento tendo como objetivo aprender a melhor forma de ensinar. Vivemos numa era tecnológica, temos de nos adaptar e utilizar essas novas ferramentas para ensinar, tornar o ensino eficaz e atual, a fim de atender as expectativas dos nossos alunos. Podemos buscar o apoio dos próprios alunos que já entendem e sabem utilizar essas mídias, e tornar nossas aulas interessantes e mais produtivas. É claro que é preciso perseverança, paciência para aprender, mas o resultado final deste aprendizado é com certeza alcançado.

Atividade 1.1_Adriana

Vivemos numa sociedade complexa em que a cobrança em relação ao aprendizado e o conhecimento são constantes. Já foi época em que a educação era uma verdade pronta onde tradições culturais eram mantidas e aprender era repetir e assumir verdades estabelecidas, onde não havia dúvidas e diálogos. Professores detinham o conhecimento verdadeiro e absoluto e os alunos só tinhamque absorvê-los.Hoje em dia vivemos uma realidade bem diferente. Estamos num ritmo de mudança muito veloz onde os conhecimentos estão em constante mudança e o perfil do aluno também está diferente. Não temos mais na sala de aula aquele aluno quieto, que só recebia o conteúdo e decorava-o. Atualmente os alunos pensam e questionam a todo instante e também têm facilidades de informações onde o que acontece do outro lado do mundo ficam sabendo em tempo real aqui e com isso tudo o professor tem que se atualizar constantemente. O tempo passa e as crianças estão indo mais cedo para a escola e finalizando mais tarde seus estudos, tamanho é a oferta em novos aprendizados. O tempo dedicado a aprender está, ao longo da vida , maior, fazendo com que todo tempo disponível seja dedicado a aprendizagem, tanto formal quanto a informal.Dentro deste contexto vejo-me professor e qprendiz simultaneamente, já que a sociedade tanto oferece e cobra também. Percebo que tenho muito a fazer pelos alunos para que o processo de aprendizagem seja o mais completo possível, mas com uma clientela tentando aprender muitas coisas ao mesmo tempo e com recursos cada vez mais avançados e um grande dificuldade para assimilar toda essa gama cultural. Junto ao papel de professor sou uma eterna aprendiz, pois tenho que acompanhar todas essas mudanças, tanto no campo pessoal,cultural, social e profissional, pois estamos num meio em que tudo acontece muito rápido e estar atentos a tudo que nos cerca , principalmente na área do conhecimento só ajuda.Precisamos estar preparados para formarmos futuros cidadãos para que sejam pessoas competêntes, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles seres capazes de enfrentar novas demandas sociais, portanto dentro deste contexto educacional vejo-me professor quando ajudo-os na sua formação e aprendiz quando me preparo para esta formação e graças a toda velocidade de informações e não sermos mais a principal fonte de conhecimento dos alunos é que temos que estar sempre nos aperfeiçoando, nos atualizando, então somos professores e aprendizes.O conhecimento faz com que o indivíduo seja capaz de atuar e interagir no meio em que vive, e este conhecimento não acontece hoje em dia somente na escola, mas no dia-a-dia, pois a aprendizagem como uma atividade contínua está em constante movimento e todos os que estão envolvidos neste meio devem fazer parte deste processo, não só como educador mas também como aprendiz.

ATIVIDADE 1.4 - WALÉRIA CARDOSO

A escola em que trabalho possui os seguintes recursos tecnológicos:
TV 29” com DVD
TV 20” com DVD
Retroprojetor
Aparelho de som com caixa amplificadora
4 computadores - Laboratório Positivo
10 computadores com 1 impressora - Laboratório ProInfo

Todos os recursos são utilizados regularmente para dinamizar as aulas, com os conteúdos programados pelos professores. Sendo que este ano o Laboratório Positivo ainda está sem professor.

Atividade1.3,ElaineMiranda

Diante do novo panorama desenhado pelas novas tecnologias, a educação passa a ter um novo papel diante da sociedade da informação com novos recursos servem apenas para animar uma educação cansada.
A escola faz a mediação organizativo-institucional, pois hoje as mudanças que estão ocorrendo exigem uma nova postura da escola, preocupada em formar um profissional, capaz de viver plenamente essa civilização da imagem e da informação.

ATIVIDADE 1.2B- WALÉRIA CARDOSO

O professor para exercer sua profissão precisa estar sempre se atualizando. Adquirir novos conhecimentos se faz necessário para seu bom desempenho. Como dinamizador de aprendizagem terá que acompanhar os avanços da tecnologia. Como também aprender a utilizar esses novos recursos na sua prática diária.

Atividade1.2 A e B , Janete da Mota Lopes

Um dos grande desafios da educação no Brasil,atualmente, é a melhoria na qualidade do ensino. Os índices de desenvolvimento da educação tem nos mostrados o acesso às escolas, entre 90% e 100%, porém apontam para um número alto de evasão e repetência nas escolas públicas.
Como buscar essa qualidade para vencer esses desafios? A qualidade passa pela necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores, pela formação continuada, pela formação de gestores habilitados e competentes para administrar as escolas públicas, pela valorização do professor, e pelo compromisso de todos por uma escola pública de qualidade e segundo Novoa, em Entrevista concedida em 13 de setembro 2001):
“há aqui, portanto, uma dimensão da organização das aprendizagens, do que eu designo, a organização do trabalho escolar e esta organização do trabalho escolar é mais do que o simples trabalho pedagógico, é mais do que o simples trabalho do ensino, é qualquer coisa que vai além destas dimensões, e estas competências de organização são absolutamente essenciais para um professor." Essa observação mostra a importância da formação continuada para a reflexão da prática docente, que se dá através de um processo dinâmico de Ação X reflexão X Ação, impulsionado pelo desejo de novas aprendizagens que levam a novas práticas.


“há aqui, portanto, uma dimensão da organização das aprendizagens, do que eu designo, a organização do trabalho escolar e esta organização do trabalho escolar é mais do que o simples trabalho pedagógico, é mais do que o simples trabalho do ensino, é qualquer coisa que vai além destas dimensões, e estas competências de organização são absolutamente essenciais para um professor." Essa observação mostra a importância da formação continuada para a reflexão da prática docente, que se dá através de um processo dinâmico de Ação X reflexão X Ação, impulsionado pelo desejo de novas aprendizagens que levam a novas práticas.

ATIVIDADE 1.3 - WALÉRIA CARDOSO

Atendendo as exigências da sociedade, a escola tende a utilizar as novas tecnologias da forma antiga de se trabalhar, como transmissão de conhecimento e “decoreba”. O que o computador e outras tecnologias, como televisão e vídeo, podem fazer nas escolas depende, essencialmente, da concepção do educador sobre o processo ensino-aprendizagem e de como ele vivencia a sua prática pedagógica.

Atividade 1.3,KellySuziane

Diante do novo panorama desenhado pelas novas tecnologias, a educação passa a ter um novo papel diante da sociedade da informação com novos recursos servem apenas para animar uma educação cansada.
A escola faz a mediação organizativo-institucional, pois hoje as mudanças que estão ocorrendo exigem uma nova postura da escola, preocupada em formar um profissional, capaz de viver plenamente essa civilização da imagem e da informação.

Atividade1.2b_Glaucia

Como profissional de informação, saber nunca é o bastante. É necessário se envolver em cursos, dinamizar o conhecimento e dominar os conteúdos. Em curto prazo o conhecimento fica obsoleto sendo necessário mas informação, já que a construção do conhecimento começa na infância e segue até na terceira idade e a educação está passando por um processo de transformação, obrigando o comprometimento das pessoas diretamente com a aprendizagem. Para isso a sociedade deve oferecer recursos e mecanismos para as pessoas satisfazerem o desejo de aprender usando os vários meios de tecnologia.
Propondo princípios para a construção de ambiente de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria prima de construção.

Atividade 1.2 A e B - Cleimar

Percebemos claramente que hoje em nosso país, a identidade do professor mudou bastante. Quando vejo minha mãe falando sobre o seu Curso de Formação de Professores e de todo prazer que ela sentia em preparar uma aula prática e todo cuidado dedicado ao Curso, percebo o quanto era importante e valorizado o “ser professor” naquela época. É até engraçado quando ela fala que a família do meu pai fazia o maior gosto pelo casamento, principalmente por ela ser professora. Toda a sociedade tinha o professor como uma figura ímpar dentro da mesma, pois o mesmo, junto à família, eram os únicos, ou principais responsáveis pelo conhecimento daquela criança.


Hoje ser professor é uma mera profissão de formação rápida, prática e de acesso fácil mercado de trabalho, trazendo assim, uma certa estabilidade. A vocação ficou no passado.


Constatamos, em nosso cotidiano escolar, a baixa qualidade dos estagiários que atuam com seus estágios em nossa U. E. É claro, em suas práticas, a falta de compromisso, de interesse e preocupação com a aprendizagem dos educandos, levando a crer que esse comportamento é oriundo do que esta sendo passado para eles tanto pelo curso, quando pela sociedade em geral. É como um círculo vicioso, os professores desmotivados e que não acreditam no sistema, passam para seus alunos, e futuros educadores, esse modo de pensar e agir, e assim, o futuro professor se forma sem perspectivas e sem amor à profissão.


Todo esse modo de pensar faz com que a cada dia nos desvinculemos do verdadeiro sentido e importância do “ser professor”, levando a nos contentar com o que já somos e o que já sabemos. Esse tipo de pensamento nos leva a ficar parados no tempo, que não é o correto, tanto em relação a prática escolar, quanto em relação a nós mesmos, como ser participante de uma sociedade em constantes mudanças. Devemos estar constantemente em busca de novas aprendizagens, antenados às novas tecnologias e informações que aparecem em turbilhão diariamente, buscando sempre estar interagindo com as pessoas, e dividindo e adquirindo novos conhecimentos.



Atividade1.4,StaelGuimarães

ATIVIDADE 1.4

A escola em que trabalho possui:
um laboratório de informática com 4 computadores com internet onde são atendidos atualmente alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental.
1 computador na secretaria que atende as necessidades da mesma.
1 computador parado na sala dos professores.
1 computador na sala da coordenação pedagógica para digitação e preenchimento de relatórios.
1 retroprojetor que é utilizado nas reuniões pedagógicas e as vezes no horário de atividades.
2 Tvs, 1 aparelho de DVD que os professores utilizam com frequência.
1 conjunto de TV, antena parabólica e vídeo cassete da Tv Escola que não funciona.
Aparelho de som, microfone e caixa de som que é utilizado nos eventos ou quando os professores querem trabalhar com música.
Câmera digital onde fazemos pequenos vídeos e fotos de nossas atividades.
1 laboratório de Química que nunca foi usado.
4 impressoras que pouco trabalham por falta de tinta

Atividade 1.2 B Marcia Guimarães

ATIVIDADE 1.2 B

Sendo o professor um facilitador de aprendizagem, é necessário que esteja sempre em busca de novos conhecimentos. É preciso acompanhar os avanços tecnológicos e inovar a maneira de trabalhá-los. Hoje não dá mais para ficar preso a livros didáticos e quadro de giz. É preciso aproveitar as ferramentas disponíveis nas escolas e fora delas para tornar as aulas mais produtivas e motivadoras. Aquele planejamento que era utilizado todos os anos, sem precisar mudar, não mais funciona. Os tempos mudaram e o avanço tecnológico é inevitável. O modo de ensinar e aprender não funciona da mesma maneira com todas as pessoas. É preciso diversificar, ampliar, abrir espaço para que tanto o professor quanto o aluno possa dialogar sobre o que está sendo ensinado e aprendido, preparar uma aula diferente onde o aluno possa interagir com outros grupos. Para isso acontecer é necessário que o professor saia em busca de novos conhecimentos e saiba aproveitar as tecnologias que estão disponíveis em sua escola, valorizando o saber de seus alunos, e aproveitando esses mesmos de forma que possam ser transformados em conhecimento.

Atividade1.2a,KellySuziane

Reflexão é uma ação que se dá creio que espontaneamente, no momento em que nós professores nos questionamos sobre qual o nosso papel, nossas responsabilidades, metas e objetivos.
Planejar ações que deem respostas a estes questionamentos são formas de refletirmos sobre nossa identidade e nossa própria aprendizagem como professores.
Diante de tantas tecnologias que estão surgindo é necessário refletirmos sobre nossa prática elaborando estratégias e ações adequadas às situações, contruindo uma prática pedagógica reflexiva.
Precisamos ir além de nossas possibilidades em sala de aula, pela troca e pela busca de novas experiências para um processo de transformação.

ATIVIDADE 1.2A- WALÉRIA CARDOSO

No que diz respeito ao exercício da profissão de professor neste país, muito se fala e pouco se põe em prática. Pela legislação deveríamos ter toda uma infra-estrutura para exercermos a profissão. Na realidade somos nós que precisamos investir para estarmos atualizados. Neste mundo globalizado as novas tecnologias estão se impondo em nossa prática. Não dá para fechar os olhos para toda essa informação que nos invade no dia-a-dia. No processo de formação a mudança ocorre através da iniciativa individual.

Atividade 1.2 A e B - Dlayla

Percebemos claramente que hoje em nosso país, a identidade do professor mudou bastante. Quando vejo minha mãe falando sobre o seu Curso de Formação de Professores e de todo prazer que ela sentia em preparar uma aula prática e todo cuidado dedicado ao Curso, percebo o quanto era importante e valorizado o “ser professor” naquela época. É até engraçado quando ela fala que a família do meu pai fazia o maior gosto pelo casamento, principalmente por ela ser professora. Toda a sociedade tinha o professor como uma figura ímpar dentro da mesma, pois o mesmo, junto à família, eram os únicos, ou principais responsáveis pelo conhecimento daquela criança.

Hoje ser professor é uma mera profissão de formação rápida, prática e de acesso fácil mercado de trabalho, trazendo assim, uma certa estabilidade. A vocação ficou no passado.

Constatamos, em nosso cotidiano escolar, a baixa qualidade dos estagiários que atuam com seus estágios em nossa U. E. É claro, em suas práticas, a falta de compromisso, de interesse e preocupação com a aprendizagem dos educandos, levando a crer que esse comportamento é oriundo do que esta sendo passado para eles tanto pelo curso, quando pela sociedade em geral. É como um círculo vicioso, os professores desmotivados e que não acreditam no sistema, passam para seus alunos, e futuros educadores, esse modo de pensar e agir, e assim, o futuro professor se forma sem perspectivas e sem amor à profissão.

Todo esse modo de pensar faz com que a cada dia nos desvinculemos do verdadeiro sentido e importância do “ser professor”, levando a nos contentar com o que já somos e o que já sabemos. Esse tipo de pensamento nos leva a ficar parados no tempo, que não é o correto, tanto em relação a prática escolar, quanto em relação a nós mesmos, como ser participante de uma sociedade em constantes mudanças. Devemos estar constantemente em busca de novas aprendizagens, antenados às novas tecnologias e informações que aparecem em turbilhão diariamente, buscando sempre estar interagindo com as pessoas, e dividindo e adquirindo novos conhecimentos.



Atividade1.4,ElaineMiranda

A maioria dos professores de nossa escola utilizam o aparelho de DVD e TV para exibir filmes relacionados aos temas que trabalham em sala de aula ou mídias de dvd com conteúdos do planejamento projetado pelo Data Show através do Lap Top.
Outros ainda criam atividades para serem digitadas, pesquisadas na Internet ou produzidas em slides no Laboratório de Informática e depois de tudo pronto, na sala de vídeo, através do retroprojetor serão realizadas diversas exibições. Temos também os mais ousados, por exemplo os nossos professores José Carlos e Maura Jeanne que produziram blogs em que os alunos interagem, colaboram e são co-autores nas questões sugeridas. E os coordenadores pedagógicos montam apresentações motivacionais e acerca dos assuntos a serem discutidos nas reuniões.
São utilizadas as seguintes mídias e tecnologias: fotografias, vídeo, retroprojetor, livros, microfone, amplificador e internet.

Atividade 1.2A ,Marcia Guimarães

ATIVIDADE 1.2.A

A formação do professor é indispensável e não é acabada, não basta apenas o título é preciso continuar estudando, pesquisando para poder se tornar um professor reflexivo. Não basta despejar conteúdos, é preciso saber aplicá-los de maneira que estes sirvam na vida prática de seus alunos.
É através da prática e da troca de experiências com os colegas do próprio local e de outros grupos que vamos ampliar ainda mais o nosso conhecimento. Os horários de atividades têm sido ideais para a realização dessas trocas e para estudos também. A escola que não dispõe desse tempo perde a oportunidade de trabalhar em conjunto porque o corre-corre dos professores de uma escola para outra tem feito com que se tornem muito individualistas. Falta tempo para sentar e discutir a prática pedagógica.
Para ser um bom professor hoje é preciso realmente estar comprometido com a educação porque a carga de responsabilidade que recai sobre a escola é muito grande. Não dá para chegar na sala de aula e deixar de lado os problemas sociais que envolvem a comunidade escolar. Precisamos estar “antenados” com a realidade dos nossos educando para que as atiidades trabalhadas possam auxiliá-los também na vida cotidiana.
Sabemos que essa profissão é pouco valorizada e está cada vez menos respeitada, mesmo assim, não dá para ser professor se não se identificar com a causa. Só pesquisar e não saber como aplicar essa pesquisa não adianta. É preciso aprender a aprender para depois ensinar. Devemos valorizar o nosso trabalho e lutar por uma escola melhor, valorizando o nosso trabalho que é de auxiliar o educando a construir seus conhecimentos, os quais o ajudarão na sua caminhada diária.

Atividade1.2b,ElaineMiranda

Reconheço a minha grande necessidade de capacitação. E como todos deste grupo, nos engajamos em buscar uma constante atualização, pois além de sempre enfatizarmos uma incrementação na nossa prática diária, temos atualmente outros desafios diante das novas tecnologias que estão surgindo.
Há uma explosão de conhecimentos digitais,tornando mais difícil alcançarmos esta evolução, em contra partida alguns educandos adquirem a intimidade com as novas tecnologias com muito mais rápidez que nós.
Nós, docentes, precisamos utilizar o potencial pedagógico das novas tecnologias computacionais a fim de aumentar a capacidade de aprendizagem dos alunos. A organização da prática docente deve tentar formar o aluno em sua totalidade e agora usando as ferramentas tecnológicas com um melhor desempenho adquirido através de cursos, inclusive do NTE.

Atividade1.2a;Glaucia

Existem várias identidades para o professor, basta refletir em sua prática docente para atingir suas metas. Todos sabem que é uma profissão que requer dedicação. Não importa onde vai atuar, porém se não tiver comprometimento com seus objetivos ele não conseguirá vencer as mil barreiras que rodeiam o desafio de educar.
O professor pode está em vários lugares, e ainda assim se adequar com os desafios do dia a dia, seja numa periferia, ou num grande centro e ainda englobando a zona rural, onde a tecnologia chega com dificuldade. visto que atualmente o professores tem que lidar com as complexidade social e a evolução tecnológica que invade as salas de aula torna-se necessário enfatizar a formação continuada desses profissionais.
Ocorre que nem todos os profissionais encontram-se preparados para aderir as novas tecnologias devido ao fato de uma grande maioria está preso ao passado e não ter acordado para realidade de hoje não percebendo que a tecnologia é vigente no cotidiano de todos nós.

Atividade1.2A,StaelGuimarães

ATIVIDADE 1.2.A

A formação do professor é indispensável, não basta apenas o título é preciso continuar estudando, pesquisando para poder se tornar um professor reflexivo. Não basta despejar conteúdos, é preciso saber aplicá-los. É através da prática e da troca de experiências com os colegas do próprio local e de outros grupos que vamos ampliar ainda mais o nosso conhecimento. Os horários de atividades têm sido ideais para a realização dessas trocas e para estudos também. A escola que não dispõe desse tempo perde a oportunidade de trabalhar em conjunto porque o corre-corre dos professores de uma escola para outra tem feito com que se tornem muito individualistas. Falta tempo para sentar e discutir a prática pedagógica.
Para ser um bom professor hoje é preciso realmente está comprometido com a educação porque a carga de responsabilidade que recai sobre a escola é muito grande. Não dá para chegar na sala de aula e deixar de lado os problemas sociais que envolvem a comunidade escolar.
Sabemos que essa profissão não é nada valorizada e está cada vez menos respeitada, mesmo assim, não dá para ser professor se não se identificar com a causa. Só pesquisar e não saber como aplicar essa pesquisa não adianta. É preciso aprender a aprender para depois ensinar. Devemos valorizar o nosso trabalho e lutar por uma escola melhor.

Atividade 1.2a - Erika A. R. Alves e Rafaela de O. Martins

O professor - enquanto pessoa - constrói a base para o seu crescimento profissional, vencendo as barreiras dos preconceitos e estereótipos, de forma a adquirir competências para ser o mediador do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Segundo Nóvoa: "A maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando exercemos o ensino.” Isso define exatamente a identidade do professor, enquanto pessoa e profissional.
No que diz respeito a aprendizagem o professor estipula estratégias de ensino diferenciadas para os alunos, de acordo com o julgamento que ele faz de suas capacidades de aprender e de suas competências, ou da ausência delas.

Atividade1.2b_Raquel

Como profissional de informação, saber nunca é o bastante. É necessário se envolver em cursos, dinamizar o conhecimento e dominar os conteúdos. Em curto prazo o conhecimento fica obsoleto sendo necessário mas informação, já que a construção do conhecimento começa na infância e segue até na terceira idade e a educação está passando por um processo de transformação, obrigando o comprometimento das pessoas diretamente com a aprendizagem. Para isso a sociedade deve oferecer recursos e mecanismos para as pessoas satisfazerem o desejo de aprender usando os vários meios de tecnologia.
Propondo princípios para a construção de ambiente de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria prima de construção.

Atividade 1.4 Levantamento,Marcia

Em minha Unidade Escolar ( C.E.M.Carolina C.Benjamin) dispomos dos seguintes recursos tecnológicos:

tv com antena parabólica – no refeitório – que não está sendo utilizada por falta de manutenção

sala de vídeo com tv e dvd – tem utilização “média” pelos professores como ferramentas que os auxiliam em suas aulas

aparelhos de som – na secretaria que é mais utilizado pelos funcionários

1 computador na secretaria usado para fazer documentos da UE

1 computador na direção que não é utilizadao

um LIE – Positivo – munido de swes diversos, os quais são muito utilizados pelos alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano de escolaridade. Neste, os alunos tem oportunidade de realizar aulas extras, fazer pesquisas na enciclopédia, jogar – jogos educativos

1 retroprojetor que é pouquíssimo utilizado pela comunidade escolar

1 caixa de som com microfone que quase não é utilizada

Atividade1.2B,StaelGuimarães

ATIVIDADE 1.2 B

Sendo o professor um organizador de aprendizagem, é necessário que esteja sempre em busca de novos conhecimentos. É preciso acompanhar os avanços tecnológicos e inovar a maneira de ensinar. Hoje não dá mais para ficar preso a livros didáticos e quadro de giz. É preciso aproveitar as ferramentas disponíveis nas escolas e fora delas para tornar as aulas mais produtivas. Aquele planejamento que era utilizado todos os anos, sem precisar mudar, não mais funciona. Os tempos mudaram. O modo de ensinar e aprender não funciona da mesma maneira com todas as pessoas. É preciso diversificar, ampliar, abrir espaço para que tanto o professor quanto o aluno possa dialogar sobre o que está sendo ensinado e aprendido, preparar uma aula diferente onde o aluno possa interagir com outros grupos. Para isso acontecer é necessário que o professor saia em busca de novos conhecimentos e saiba aproveitar as tecnologias que estão disponíveis em sua escola.

Atividade1.2a,ElaineMiranda

Reflexão é uma ação que se dá creio que espontaneamente, no momento em que nós professores nos questionamos sobre qual o nosso papel, nossas responsabilidades, metas e objetivos. Planejar ações que deem respostas a estes questionamentos são formas de refletirmos sobre nossa identidade e nossa própria aprendizagem como professores.
Diante de tantas tecnologias que estão surgindo é necessário refletirmos sobre nossa prática elaborando estratégias e ações adequadas às situações, contruindo uma prática pedagógica reflexiva.
Precisamos ir além de nossas possibilidades em sala de aula, pela troca e pela busca de novas experiências para um processo de transformação.

Atividade1.2b,KellySuziane

Reconheço a minha grande necessidade de capacitação. E como todos deste grupo, nos engajamos em buscar uma constante atualização, pois além de sempre enfatizarmos uma incrementação na nossa prática diária, temos atualmente outros desafios diante das novas tecnologias que estão surgindo.
Há uma explosão de conhecimentos digitais,tornando mais difícil alcançarmos esta evolução, em contra partida alguns educandos adquirem a intimidade com as novas tecnologias com muito mais rápidez que nós.
Nós, docentes, precisamos utilizar o potencial pedagógico das novas tecnologias computacionais a fim de aumentar a capacidade de aprendizagem dos alunos. A organização da prática docente deve tentar formar o aluno em sua totalidade e agora usando as ferramentas tecnológicas com um melhor desempenho adquirido através de cursos, inclusive do NTE.

Atividade 1.2b - Rafaela de O. Martins e Erika A. Antunes

Hoje em dia é praticamente impossível não aprender. Não há espaço para aquele professor, o qual já está satisfeito com o seu conhecimento e não procura novas idéias e/ou teorias de trabalho. No entanto, obviamente sempre há aqueles que ainda resistem, não se preocupam em progredir e ainda utilizam os mesmos exercícios e textos de quando começou a lecionar. Sabemos que há casos, não há dúvida.
As novas tecnologias estão aí, não há como negar e os adolescentes estão cada vez mais integrados com essas inovações e levam essa bagagem consigo para a escola. Os professores não têm como fingir que não há nada acontecendo, apesar da resistência de muitos.
Acredito que apesar dos lados negativos, quando mal utilizados, há inúmeros pontos positivos, os que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica nas escolas, até mesmo com o intuito de dinamizar e atrair o aluno para o ambiente escolar. Daí a grande necessidade de busca, procura. A medida que as inovações avançam, cabe ao professor avançar e aprender também.

Atividade 1.2b - Rafaela de O. Martins e Erika A. Antunes

Hoje em dia é praticamente impossível não aprender. Não há espaço para aquele professor, o qual já está satisfeito com o seu conhecimento e não procura novas idéias e/ou teorias de trabalho. No entanto, obviamente sempre há aqueles que ainda resistem, não se preocupam em progredir e ainda utilizam os mesmos exercícios e textos de quando começou a lecionar. Sabemos que há casos, não há dúvida.
As novas tecnologias estão aí, não há como negar e os adolescentes estão cada vez mais integrados com essas inovações e levam essa bagagem consigo para a escola. Os professores não têm como fingir que não há nada acontecendo, apesar da resistência de muitos. Acredito que apesar dos lados negativos, quando mal utilizados, há inúmeros pontos positivos, os quis podem ser utilizados como ferramenta pedagógica nas escolas, até mesmo com o intuito de dinamizar e atrair o aluno para o ambiente escolar. Daí a grande necessidade de busca, procura. A medida que as inovações avançm, cabe ao professor avançar e aprender também.

Atividade 1.2 A e B, Maria Georgina

Em 2010 será realizada a Conferência Nacional de Educação (CONAE). No decorrer de 2009 haverá conferências municipais e intermunicipais onde vários eixos inerentes a educação serão discutidos, dentre os quais, um será referente a Formação e a Valorização dos profissionais de educação. Dentro desse eixo se discutirá questões como melhoria da educação inicial e continuada, buscando uma excelência em qualidade nos cursos de formação, além de questões salariais e condições adequadas de trabalho... Cabe a nós, neste momento, nos inserirmos nesta discussão, a fim de refletirmos sobre as mudanças que se fazem necessárias no momento. Sabemos que dentro do nosso ambiente de trabalho muitas práticas e muitas reflexões se dão. Isso, às vezes, acontece de forma solitária e se perde no decorrer das tantas tarefas que temos que realizar. A minha formação constante é uma forma de compartilhar as dúvidas, os desafios, as angustias que confrontados com um referencial teórico podem nos ajudar a encontrar caminhos para nossas aflições. Afinal o grande desafio do professor atualmente é aprender os caminhos que os levam aprender e aprender a indicar os caminhos que levam à aprendizagem aos alunos. E aí a grande importância das novas tecnologias, por que sabemos que com o avanço tecnológico ampliando o acesso a comunicação e a informação através da web, tirou do professor a detenção do saber. O professor passou a ter o papel de orientador da aprendizagem fazendo as interferências necessárias para que ocorra o conhecimento. Daí a importância de minha aprendizagem constante sobre as mudanças e as possibilidades de aquisição de conhecimento que as novas tecnologias engendram no dia a dia.

Atividade 1.4 - Erika Antunes Rodrigues Alves

No C. M. Zelita Rocha de Azevedo, onde atuo, possui os seguintes recursos tecnológicos:

. Laboratório de informática com quatro computadores do sistema Positivo (ainda não possuem internet). Esse laboratório atende diariamente as turmas de 2º ao 5º ano.
. Possui uma TV de 20" polegadas, um DVD e um vídeo cassete, que os professores raramente utilizam para passar vídeos de acordo com os conteúdos trabalhados.
. Tem ainda três computadores, para uso administrativo, que ficam na secretaria, para digitação dos documentos escolares.
. Uma caixa amplificadora e um microfone, que são uttilizados duas vezes por semana para o hino e nos eventos realizados na escola.

atividade1.1_Raquel

Ser professor atualmente é uma tarefa a ser executada por quem realmente não está em busca de salários milionários, pois esta tarefa exige dedicação e amor. O professor que busca sua atualização acima de qualquer coisa é um profissional dedicado e aproveita as oportunidades para no dia a dia estar não só ensinando mais também aprendendo com as dificuldades e as experiência vividas em sala de aula.
Ao trocar com alunos experiência percebo que não podemos partir do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular e armazenar informações. Temos que considerar o “aluno” como aquele que tem uma vivência que vai para além do processo receptivo à informação dada pelo professor. E ao mesmo tempo que o professor faz essas trocas, também esta ampliando a seu universo.
Hoje atuamos como mediador da informação vez que ouve mudanças no processo de aprendizagem, com o universo tecnológico que cada dia se inova. E nosso compromisso vai muito além dissso...
É como professor que penso assim, e como aprendiz buscar mais conhecimento e fazer cursospara aprimorar o que já compõe nosso saber. E assim apareceu a chance de fazer esse curso, e não perdi a oportunidade. Concluindo essa etapa é mais uma forma de ampliar os meios de informação e crescer profissionalmente.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividade 1.4,KellySuziane

A maioria dos professores de nossa escola utilizam o aparelho de DVD e TV para exibir filmes relacionados aos temas que trabalham em sala de aula ou mídias de dvd com conteúdos do planejamento projetado pelo Data Show através do Lap Top.
Outros ainda criam atividades para serem digitadas, pesquisadas na Internet ou produzidas em slides no Laboratório de Informática e depois de tudo pronto, na sala de vídeo, através do retroprojetor serão realizadas diversas exibições. Temos também os mais ousados, por exemplo os nossos professores José Carlos e Maura Jeanne que produziram blogs em que os alunos interagem, colaboram e são co-autores nas questões sugeridas. E os coordenadores pedagógicos montam apresentações motivacionais e acerca dos assuntos a serem discutidos nas reuniões.
São utilizadas as seguintes mídias e tecnologias: fotografias, vídeo, retroprojetor, livros, microfone, amplificador e internet.

Atividade 1.4 - Rafaela de O. Martins

Em minha Unidade Escolar há uma Sala de Vídeo com DVD, TV e Datashow, no entanto esses recursos são pouco utilizados pelos professores da escola. Apesar da baixa procura, as mídias utilizadas são o DVD e a TV, onde são vistos filmes quando adequados aos conteúdos das respectivas disciplinas. No Laboratório de Informática são realizadas atividades com as turmas de acordo com o conteúdo programático e os projetos realizados pela escola.

domingo, 10 de maio de 2009

Atividade 1.1_StaelGuimarães

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Em minha caminhada diária sempre procuro aprender mais. Não me contento com o que já sei, estou sempre me avaliando a procura do que devo ainda aprender.
Atualmente atuo como professora de Informática Educativa para crianças do primeiro seguimento do Ensino Fundamental – 3º ao 5º ano no Colégio Municipal Pedro Adami.
Minha prática no Laboratório tem como objetivo despertar o interesse dos alunos de maneira prazerosa para que os mesmos possam aprender. Tenho aproveitado essa oportunidade mostrando a eles que cada um tem seu potencial que os torna indivíduos capazes. Com essa atitude, eu tenho aprendido muito com eles também.
Acredito na escola de hoje, mas sinto que temos feito pouco para ajudar os alunos no que diz respeito aos avanços tecnológicos. Vejo que os alunos ainda não estão sendo orientados para fazer uso de ferramentas muito importantes que irão auxiliar tanto eles como os professores em sala de aula. Tem muita coisa nova sendo muito pouco utilizada na educação. Tenho tentado incentivar os colegas de trabalho nos horários de atividades para que possam aproveitar os cursos que tem sido oferecidos. Pois precisamos acompanhar os avanços e inovar os nossos planejamentos. Caso contrário, não vamos conseguir acompanhar o progresso.
Creio que um bom aprendiz deve ser uma pessoa humilde, que conhece as suas limitações e reconhece que há pessoas mais capazes com as quais podemos aprender. E que também podemos aprender com o outro, mesmo que ele tenha menos conhecimento.
No meu ponto de vista, ensinar e aprender deve andar juntos. Porque eu não posso ensinar se eu não aprender. Se aprendi, tem que servir para ser aplicado na vida prática.

sábado, 9 de maio de 2009

Atividade 1.1 - Erika Antunes Rodrigues Alves

Quem sou como professor e aprendiz?

Sou uma pessoa sempre disposta a aprender e a ensinar, aprender coisas novas e repassá-las a quem precisar. Fazendo sempre uma troca de conhecimentos, com isso estamos enriquecendo aquilo que aprendemos, e contribuindo para o enriquecimento do outro·

Enquanto professora busco exercer minha profissão sempre me atualizando a fim de melhorar meu desempenho e a qualidade das minhas aulas. Como professora de Informática, é fundamental estar sempre me atualizando, em busca de novidades. Contribuindo cada vez mais com o aprendizado dos meus alunos.
Aprendiz todos nós somos, pois a cada dia, a cada hora surgem coisas novas e precisamos estar preparados para isso.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividade 1.1_Rafaela

Rafaela de O. Martins
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

“Professor” e “aprendiz”. A principio essas duas palavras parecem ser tão distintas, no entanto estão inteiramente relacionadas entre si.
Como Professora procuro sempre aprender com meus alunos. Acredito que além de ensinar, muito se pode aprender com a troca de experiências, com as diferentes visões que cada um possui de algum determinado assunto. Afinal, o professor não está em sala de aula apenas com transmissor de conhecimento. O aluno tem todo um histórico de vida antes de ir à escola, e esse histórico influencia e muito as aulas. Um outro ponto também é o fato de agora estar no Laboratório de Informática, o qual pré-determina habilidades não só com os alunos, mais muitas vezes, um jogo de cintura extra com os outros professores da escola. Muitos docentes “temem” o uso de computadores, se negam a utilizá-los, ainda não compreenderam o uso educativo, até mesmo porque não foram criados com essa cultura, não se adequaram a essa nova possibilidade.
Como aprendiz, estou sempre procurando aprender mais. A busca por mais informações se faz necessária. As TIC’s estão penetrando o ambiente escolar e não há como ficar de fora. Os alunos estão cada vez mais informatizados, o aceso as novas tecnologias está mais fácil, no entanto, o que se percebe é que apesar de tanto acesso os alunos não conseguem utilizar de maneira eficaz e educativa essas tecnologias. Só estão interessados nos NOVOS jogos, versões do MSN etc.
Acho necessário aprender cada vez mais sobre as TIC’s. Não podemos fingir que as tecnologias não invadiram nossas escolas. Nossos alunos precisam aprender a utilizar um computado, não só como recurso de lazer, mas também didático. Precisamos aprender constantemente.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Atividade 1 - Dlayla :Como sou como Professor e Aprendiz?

Acredito que já fui uma professora mais comprometida com a educação, principalmente em relação a buscar novos conhecimentos, novas atitudes em função da melhoria da qualidade do ensino oferecido por mim aos meus educandos.

Com o passar dos anos, venho sentindo esse desgaste em relação ao meu comprometimento profissional. Com certeza, o sistema contribui muito para isso. O que ocorre são dois lados totalmente opostos. Em um, há um investimento grande em Tecnologia, por exemplo, e em outro, uma falta massante de professores, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Médio. Já estamos com mais da metade do primeiro semestre desse ano letivo cursado, e várias turmas de minha escola, como de tantas outras, estão sem professores. É um disparate total, que acaba influenciando em todo o âmbito escolar, visto que o mesmo funciona como uma engrenagem, e quando uma peça não funciona adequadamente, o restante acaba também sendo prejudicado. A falta de professores causa um transtorno geral nas escolas, e consequentemente, as pessoas que estão fora da sala de aula, como nós OTs, acabam sendo apontadas como inválidas, ou seja, é como se fosse um desperdício professores estarem disponíveis em um Laboratório de Informática, enquanto há alunos sem professores nas disciplinas regulares.

Eu sei que é em momentos como esse, de crise, que devemos buscar mais, ser mais críticos, procurar formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, que lutem para a mudança desse quadro atual, mas é difícil essa mudança interior, com toda essa situação que vivenciamos diariamente. Eu não falo nem em relação à valorização dos profissionais da educação, que é de suma importância, mas sim, em relação ao respeito aos nossos alunos. Dar a eles o mínimo necessário, que é ter sua grade escolar completa, sem carência de tantos professores, como é a realidade de minha escola.

Talvez esse meu pensamento esteja atribuído a estar fora de sala de aula há dois anos. Sei do potencial que tenho como professora, decorrente da grande bagagem de conhecimentos que adquirimos na implementação de nosso CIEP, através de estudos diários, cursos de aprimoramento, etc., que infelizmente não teve continuidade. É um aprendizado que irei carregar para o resto da minha vida, e sei que sem ele eu não seria a profissional que sou, dentro da minha área de atuação, como professora do 1° segmento do Ensino Fundamental.

Ser OT é algo novo na minha vida, e sei que há muito a se buscar, e que querer ser uma aprendiz só depende de mim. Espero sinceramente estar buscando sempre mais nessa nova área em que estou atuando, e conto com a ajuda de todos vocês.

Obrigada.